Litoral do Piauí abriga 5 espécies de tartarugas marinhas do Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn

Com apenas 66 km de extensão, o litoral do Piauí é uma joia da conservação marinha. É o único estado brasileiro onde são encontradas as cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país: a tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva e a gigante tartaruga-de-couro.

De dezembro a setembro, as praias piauienses se transformam em um verdadeiro berçário natural. As fêmeas retornam para desovar nos mesmos locais onde nasceram, formando até seis ninhos por temporada, com cerca de 120 ovos cada. Em 2024, o Projeto Tartarugas do Delta registrou 265 ninhos no estado, resultando em mais de 18.500 filhotes liberados no mar.

Esse trabalho é liderado por instituições como o Instituto Tartarugas do Delta, com apoio da Petrobras, Sesc Piauí e Eólica Pedra do Sal. Ações de monitoramento, proteção de ninhos e educação ambiental têm garantido o aumento no número de filhotes nascidos a cada temporada.

Foto: Tartarugas do DeltaFilhotes de tartarugas

Mas os desafios persistem. Trânsito de veículos nas praias, poluição luminosa e resíduos sólidos ameaçam o sucesso reprodutivo das tartarugas. Segundo a coordenadora Werlanne Magalhães, a conscientização da população é essencial para manter esse equilíbrio ecológico.

O Piauí pode ter o menor litoral do Nordeste, mas é um gigante quando o assunto é biodiversidade marinha e proteção das tartarugas. Um verdadeiro santuário onde a vida insiste em recomeçar, temporada após temporada.

Matérias Relacionadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS