Estudantes Seduc de Lagoa Alegre representam o Brasil em Feira de Tecnologia na Austrália

Facebook
Twitter
LinkedIn

Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Elon Machado Moita, de Lagoa Alegre, embarcam nesta quinta-feira (28), às 15h, para a Austrália. Eles representarão o Brasil no Young Entrepreneurs Showcase (YES), em Perth, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação voltados para estudantes do Ensino Médio no país.

A equipe, formada por Adrielly Costa, Ana Luiza Silva, Isabella Cristina Santos, Matheus Nascimento e Cecília Campos, é orientada pelo professor Allan Jonnes de Oliveira Sousa. O grupo conquistou a 11ª colocação no Seduckathon, maratona de programação promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Embora apenas as dez primeiras equipes tivessem direito ao intercâmbio, o governador Rafael Fonteles estendeu o prêmio ao time de Lagoa Alegre.

A estudante Cecília Campos, 16 anos, embarca na primeira viagem para fora do Piauí, repleta de expectativas.

“Tenho certeza de que vou adquirir conhecimentos que nunca imaginei. Estou muito animada e quero compartilhar tudo que aprender com meus colegas, para que também possam ter essa oportunidade no futuro”, disse.

Será a primeira vez que o YES recebe uma equipe estrangeira. O intercâmbio ocorrerá de 2 a 6 de dezembro e todas as despesas, incluindo estadia, alimentação e transporte, serão custeadas pelo Governo Estadual.

“A ida dos estudantes do CETI Elon Machado Moita à Austrália é um marco. Encerramos o primeiro ciclo do Seduckathon com uma conquista que plantará sementes de um futuro promissor para o Piauí. Estamos preparando nossos jovens para competir em mercados globais e essa experiência será transformadora”, afirmou o secretário de Educação, Washington Bandeira.

Na última terça-feira (26), o secretário recebeu os estudantes e seus pais para um almoço em que foi detalhado o cronograma de viagem. Durante o encontro, os estudantes receberam kits de viagem contendo notebook, mala, moletom, camisas, caderno, estojo, caneta, doleira, porta-passaporte e identificador de malas.

Projeto premiado

Durante o Seduckathon, o grupo desenvolveu o projeto “O Mundo Virtual Off Books – Um Sistema Web para Troca de Livros”, uma plataforma que incentiva a leitura por meio da troca de livros usados e do acesso a publicações digitais. A proposta também promove economia de papel e inclusão, permitindo acesso ao conteúdo mesmo sem internet, especialmente em áreas rurais.

“Saber que nossos estudos podem nos levar a lugares que nunca imaginei é emocionante. Aos outros Estudantes Seduc, digo: abracem todas as oportunidades que surgirem”, declarou a estudante Ana Luiza Silva.

Matérias Relacionadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS