A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) instalou câmeras de segurança em mais de 165 escolas de todo o estado. O sistema utiliza câmeras de alta qualidade, alarmes de segurança, reconhecimento facial para controle de entrada e saída, e botões de emergência em casos de perigo.
No total, a Seduc está investindo R$ 15,3 milhões para ampliar o projeto de videomonitoramento nas escolas da Rede Pública Estadual, que começou no início de 2024. A iniciativa vai contemplar 175 unidades, sendo 168 escolas e sete prédios administrativos, inicialmente em Teresina e Parnaíba. O objetivo é fortalecer a segurança de estudantes, professores, servidores e toda a comunidade escolar, além de proteger o patrimônio público.
Esses recursos ajudam a evitar a entrada de pessoas não autorizadas, vandalismos e outros incidentes, além de permitirem uma resposta rápida em situações de urgência.
Até o momento, o sistema de câmeras foi instalado em 133 escolas. A previsão é concluir as instalações nas 175 unidades até o final de 2024, inclusive a central de monitoramento. Esse projeto prioriza escolas consideradas mais vulneráveis, com base em dados de segurança e critérios técnicos definidos pelas áreas de ensino e gestão.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, essa é uma medida importante para garantir mais tranquilidade à comunidade escolar. “Esse investimento em videomonitoramento com câmeras possibilita uma resposta rápida a qualquer situação e traz mais segurança para todos que compõem as escolas da Seduc”, afirmou.
Além das escolas, as câmeras também foram instaladas em prédios administrativos, como a sede da Seduc, o Almoxarifado Central e as Gerências Regionais de Educação (GREs), estrategicamente selecionados por receberem grande fluxo de pessoas.