O vereador de Teresina, Ismael Silva (Progressistas), e futuro secretário de educação municipal, a partir de 1º de janeiro de 2025, sofreu racismo em um grupo de professores no WhatsApp, chamado Formação 5°Ano 2024.
No grupo, foi compartilhado um link de uma notícia onde Ismael fala sobre as medidas que pretende adotar após assumir a SEMEC. A mesma pessoa que enviou o link, escreveu em seguida: “Nem assumiu ainda, já começou a fazer ameaças. Mais um negro de salão estilo Jojo Todinho”.
Ismael se pronunciou sobre o caso lamentando o ataque sofrido. “Infelizmente, somos obrigados a conviver com pessoas que pensam que a internet é “terra sem lei” e que podem atacar e cometer crimes contra a honra de outras pessoas. Esse não é um “caso isolado” de injúria racial – é mais um que se soma aos milhares de fatos diários. E o que me entristece é saber que partiu de alguém que “cuida” das nossas crianças diariamente na nossa Cidade. Um ataque gratuito, simplesmente, porque “ameacei” de denunciar a atual gestão junto ao Ministério Público Federal (MPF), em razão da falta da merenda escolar nos estabelecimentos de ensino de Teresina – conduta que sempre adotei durante este primeiro mandato de vereador”, disse.
O parlamentar afirmou ainda que registrou boletim de ocorrência. “Não podemos tolerar esse tipo de atitude, por isso que fiz questão de registrar o Boletim de Ocorrência. Quer sirva de lição”.