Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde desta sexta-feira (09), barracas do festejo de Nossa Senhora do Livramento, no município de José de Freitas. Imagens gravadas mostram as chamas consumindo as palhoças. Segundo uma moradora, mais de 10 barracas foram atingidas pelo fogo.
Em entrevista, uma das testemunhas relatou os momentos de desespero vivido pelos barraqueiros que perderam praticamente tudo com as chamas que se alastraram rapidamente por todo o espaço reservado a parte social da festa religiosa.
“Estávamos aqui preparando as comidas que seriam vendidas hoje a noite, quando começou a gritaria e a correria. Só ouvir os gritos de fogo, fogo. Acreditamos que o fogo começou em uma pequena barraca e se espalhou rapidamente para as demais. quase nada foi salvo”, afirmou dona Maria, que tinha uma barraca de comida.
Ainda de acordo com a proprietária de uma das palhoças, eles acionaram o Corpo de Bombeiros, mas a equipe demoraria chegar ao município, já que a base mais próxima dos militares fica em Teresina, cerca de 48 km da cidade.
“Chamamos os bombeiros, mas quem ajudou a controlar o incêndio foi a própria população usando extintores e um carro pipa da prefeitura. As barracas que ficaram destruídas ficam na frente da igreja matriz e da Câmara de Vereadores. ”, afirma.
A maioria dos espaços contavam com botijões de gás, que explodiram ao serem atingidos pelas chamas. Apesar da cena de destruição, não há registro de feridos. Geladeiras, freezes e produtos foram perdidos.
Também em conversa com a nossa equipe, Francisco De Assis, que também trabalha com vendas no festejo, contou que o fogo iniciou em uma barraca ao lado da dele. “Pegou na barra do vizinho aqui, bem ao lado da minha. Eles falaram que alguém lá, jogou o líquido inflamável, e as chamas subiram de imediato”, relatou.
“Eu estava fora da minha, consegui tirar algumas coisas, muito pouco, mas bola pra frente. Ninguém ficou ferido. No momento minha esposa tinha ido em casa banhar com meu filho, ainda bem. Trabalho há 12 anos vendendo nos festejos da cidade”, finalizou.