Os amantes da astronomia têm a oportunidade de observar uma das maiores chuvas de meteoros do ano. A Delta Aquáridas atinge seu pico nesta quarta-feira (31) e pode ser vista do Piauí.
A chuva recebe este nome porque surge no céu a partir da constelação de Aquário, próximo a sua estrela mais brilhante: a Delta Aquarii. O fenômeno ocorre todo ano entre julho e agosto, com melhor observação no Hemisfério Sul.
O melhor horário para observar será entre 1h e 4h da madrugada. Podem ser vistos entre 10 a 20 meteoros por hora, proporcionando um espetáculo no céu noturno. Embora o pico aconteça até esta quarta-feira (31), a chuva ainda pode ser vista até o dia 21 de agosto.
Alpha Capricornídeos
A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos também tem seu pico na noite desta terça-feira (30) para quarta-feira (31). Apesar de ter uma taxa com cerca de 5 meteoros por hora, essa chuva é conhecida pelos seus meteoros brilhantes, produzindo “bolas de fogo” no céu.
O fenômeno se origina a partir da constelação de Capricórnio e pode ser observado de todo o Brasil. Seu pedido de atividade ainda se estende até o dia 15 de agosto.
Para melhor visualizar as chuvas de meteoros, procure um lugar com o céu escuro, sem poluição luminosa. A melhor chance de visualização dos fenômenos é entre meia noite e o amanhecer.