Imagem – Internet
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) assinou o decreto nº 21.775, que segue a recomendação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) e torna opcional o uso de máscaras no Piauí nos estabelecimentos, com exceção das unidades de saúde, onde uso continua obrigatório. O decreto foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado, no último dia 16 de janeiro.
Conforme a determinação, embora o uso de máscaras fique facultativo, a proteção será obrigatória nos consultórios clínicas, unidades e estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação. Essa determinação vale para trabalhadores, pacientes, acompanhantes e visitantes.
O documento aponta ainda que a desobrigação das máscaras leva em consideração os dados epidemiológicos do painel iCovid UFPI que mostram uma redução no número de casos novos, de óbitos novos, da taxa de positividade para Covid-19 pelo exame RT-PCR e da ocupação de leitos hospitalares.
Além disso, os dados levantados no painel da Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA) oriundos das notificações de comercialização do autoteste em farmácias estaduais, mostram redução na comercialização.