Imagem – Internet
Político do MDB se tornará titular no cargo de deputado estadual por um mês, mas depois seguirá como suplente em exercício.
O deputado estadual Ziza Carvalho (MDB) amanheceu feliz nesta terça-feira (8). Ele, que ficou na 2ª suplência de deputado estadual do MDB nas eleições deste ano, será convocado a assumir o mandato como suplente em exercício, assim como ocorreu nas legislaturas anteriores. O governador eleito Rafael Fonteles (PT) anunciou nesta amanhã a escolha de um segundo deputado do MDB para compor seu secretariado, o que garante a posse de Ziza.
O que muita gente não sabe é que antes de assumir como suplente em fevereiro de 2023, Ziza vai ser efetivado no mandato por um mês. Atualmente, ele exerce o mandato na condição de primeiro suplente da coligação pela qual disputou a eleição em 2018, mas o deputado Themístocles Filho (MDB) terá que renunciar ao cargo no máximo até 31 de dezembro para tomar posse como vice-governador em 1º de janeiro de 2023.
Como a posse dos deputados eleitos em 2022 só acontece em 1º de fevereiro, Ziza vai ser titular do mandato durante o mês de janeiro. Quando janeiro acabar, ele deixará a cadeira de titular, mas seguirá na Assembleia como suplente na nova legislatura que vai se iniciar. Ziza Carvalho teve 17.101 votos nas eleições de outubro deste ano.
Titulares do MDB chamados por Rafael
A permanência de Ziza na Alepi está assegurada porque o governador eleito Rafael Fonteles anunciou, até aqui, a escolha de dois deputados estaduais do MDB para secretarias. Na segunda-feira (7), coronel Carlos Augusto foi anunciado para a Secretaria de Justiça, o que garantiu a posse da primeira suplente Simone Pereira. Nesta terça, anunciou a escolha de Pablo Santos para a Secretaria de Turismo, o que contempla a posse de Ziza.