Imagem – Internet
A Prefeitura de Teresina, comunicou que vai dispobibilizar ônibus de graça, para a população nos últimos sábados e domingos de 2023 em Teresina.
A gratuidade será oferecida já neste sábado e domingo, 16 e 17 de dezembro e a medida segue no próximo fim de semana, 23 e 24 de dezembro, data que antecede o período Natalino para facilitar o acesso da população e fomentar o comércio para as compras de fim de ano.
Bruno Pessoa, superintendente da Strans, explica que a ação se trata de um incentivo ao uso do transporte coletivo durante o período mais movimentado do ano, em que a mobilidade urbana é mais afetada. Além disso o superintende afirma que essa é uma forma de contribuir para o fomento da economia na Capital, onde a população circula mais nas ruas.
“A gratuidade no transporte público nos próximos dois fins de semana na Capital, nesse período mais movimentado nas vias de Teresina e no comércio é um benefício para a população, que visa diminuir o número de carros nas ruas e melhorar a fluidez no trânsito e assim fomentar a economia, além de representar uma economia significativa para quem utiliza o ônibus, por isso o prefeito Dr. Pessoa decidiu conceder transporte gratuito de graça para todos neste fim de ano, um presente aos teresinenses,” diz.
Horário de funcionamento do comércio
As festas de fim de ano representam um aumento significativo no movimento comercial. O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI), divulgou que o horário de funcionamento dos estabelecimentos dos bairros e centro de Teresina nos dias 16 e 23 de dezembro (sábados) será de 8h às 18h e nos domingos, 17 e 24 de dezembro, também.
A gratuidade no transporte público valerá para as empresas do Consórcio Poty- zona Norte; Consórcio Urbanus – zona Leste; Consórcio Therezina – zona Sudeste; Empresa Transcol – zona Sul.
Vale mencionar também que a linha de metrô operante na capital, contará com horário especial e gratuidade nas passagens nos dois sábados antecedentes ao natal, 16 e 23 de dezembro. A medida é uma conquista da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), órgão estadual que administra o metrô de Teresina.