Motoristas e cobradores do Consórcio Transcol, realizaram, no início da manhã desta segunda-feira (13), uma paralisação de advertência na zona sul de Teresina. O ato iniciou por volta de 5h e encerrou às 7h.
Segundo Antônio Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), a categoria reivindica a contratação por tempo integral pela empresa.
“São trabalhadores contratados por meio período, e na realidade, a gente prefere ser contratado de forma integral. Mas é uma determinação da Strans, da Prefeitura, que tem que ter os carros nos horários de pico. Só que isso sempre existiu, mas esses trabalhadores, no horário de pico, era como se fizessem hora extra, e agora não. Eles estão sendo contratados por meio período, mas estão desempenhando a atividade de forma integral. É como se a outra parte do tempo eles estivessem avulsos, porque não estão recebendo por isso”, explicou em entrevista à TV Cidade Verde.
“Muitas empresas conseguiram regularizar essa situação, mas a empresa Transcol já vem há mais de um ano a gente conversando, inclusive através do Ministério Público do Trabalho, mas ela continua descumprindo”, completou Cardoso.