O ex-senador e ex-governador do Piauí Hugo Napoleão foi um dos homenageados na noite dessa segunda-feira (23) pelo Conselho Federal da OAB, em cerimônia que lembrou os 35 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988.
O evento teve início com o discurso do advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, integrante honorário do Conselho Federal da OAB. Ele ressaltou a presença de integrantes dos Três Poderes no evento. Já o presidente da OAB, Beto Simonetti, destacou que a Constituição é “pedra angular” para direitos fundamentais dos cidadãos e ressaltou a atuação da Ordem, durante a Constituinte, para a promoção de direitos humanos e democracia.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, estavam entre os agraciados. A solenidade foi uma iniciativa da diretoria da Ordem e da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da entidade.
Também receberam o tributo durante a solenidade, o ministro decano do quinto constitucional da advocacia no Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio Noronha; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; o advogado-geral da União, Jorge Messias, além de outros parlamentares constituintes.
O ex-senador foi agraciado com o busto de Ruy Barbosa.