Imagem – Internet
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou, nesta sexta-feira (26), que foi confirmado o terceiro caso da varíola dos macacos, transmitida pelo vírus monkeypox, no Piauí. Trata-se de um homem residente do município de Parnaíba, litoral do estado, a cerca de 300 km de Teresina.
O paciente já cumpriu os 21 dias de isolamento, contudo, o Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS) e a Vigilância Sanitária de Parnaíba segue acompanhando o seu estado de saúde, de seus familiares e outras pessoas que tiveram contato com ele.
“Estamos conversando com a vigilância de Parnaíba e acompanhando a situação desse homem que testou positivo, como de todos os seus contatos. A cidade de Parnaíba já notificou 08 casos de varíola dos macacos. Desses, 1 foi confirmado, 5 estão em investigação e 2 foram descartados”, afirmou a coordenadora do CIEVS, Amélia Costa.
O estado notificou 69 casos de monkeypox, sendo três confirmados, 15 descartados e 50 ainda em investigação. Até o momento, 20 municípios do Piauí já registraram casos suspeitos da doença.
O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado pela secretaria no dia 4 de agosto. Tratava-se de um homem de 46 anos, da cidade de Batalha. O segundo caso foi no dia 17 de agosto, em Teresina.