O ex-secretário de Saúde Florentino Neto (PT/PI) aparece como o pior deputado federal do Piauí com percentual de 0,75 em 2023. O levantamento é da ONG Ranking dos políticos e avalia o desempenho dos parlamentares com base em critérios como presença nas sessões, votações importantes no Congresso, gastos, combate aos privilégios e corrupção.
No ranking nacional, o parlamentar ocupa a 543º posição de piores políticos em uma lista de 592 nomes. O deputado Átila Lira (PP) é o mais bem avaliado com um pontuação de 5,39. Ocupam as posições seguintes os deputados Júlio Arcoverde (PP) e Júlio Cesar (PSD). O deputado Marcus Aurélio, ocupa o quarto lugar, com uma pontuação de 3,44 pontos.
Entre os critérios usados para a pontuação, o parlamentar recebeu 0 pontos nas votações antiprivilégios e 5,9 pontos em presenças nas sessões e economia de verbas.
Cálculo
O ranking é calculado com base na atuação parlamentar dos políticos, no combate a corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Os dados são obtidos dos sites Senado, Câmara e Tribunais de Justiça e são baseados nas atuações, presença nas sessões, processos judiciais e votação dos parlamentares nas votações importantes do Congresso.