Cirurgias ortopédicas são suspensas no Hospital de Urgência de Teresina por falta de material

Facebook
Twitter
LinkedIn

Imagem – Internet

Pelo menos 50 cirurgias ortopédicas deixaram de ser feitas desde a última sexta-feira (28) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por falta de material. O g1 apurou que nesta terça-feira (2) não havia nenhuma caixa de placas e parafusos, por isso nenhuma cirurgia foi feita. A unidade é referência em atendimentos de pacientes vítimas de traumas e em cirurgias ortopédicas para todo o Piauí.

Procurada, a Fundação Municipal de Saúde informou que empresas fornecedoras estão enfrentando dificuldades para obter os insumos necessários. Veja a íntegra do posicionamento ao fim da reportagem.

“Na sexta foram suspensas algumas, no sábado e domingo outras. Só estamos conseguindo fazer as cirurgias que não precisam de desses materiais, uma ou outra a gente consegue. Quando é preciso colocar aqueles pinos do lado de fora, fixador, a gente consegue um ou outro, quando é pino para travar clavícula, punho ou em criança, a gente resolve, mas as outras não conseguiu. Hoje mesmo, não conseguimos fazer nenhuma”, informou um funcionário que não quis ser identificado.

A denúncia foi feita na Câmara Municipal de Teresina pelo vereador Leonardo Eulálio (PL). A principal causa seria a falta de pagamento a fornecedores desses materiais, que antes era realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e foi centralizada na Secretaria de Finanças.

Fonte: G1

Matérias Relacionadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS