Onça que matou caseiro é capturada pela Polícia Ambiental no Pantanal

Facebook
Twitter
LinkedIn

A onça-pintada que teria atacado e matado um caseiro na região chamada Touro Morto, no Pantanal de Aquidauana (MS) foi capturada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) na madrugada desta quinta-feira (24). A captura contou com cerca de 10 armadilhas e aconteceu depois de três dias da morte de Jorge Ávalo, de 60 anos.

O animal, que é um macho e pesa 94 quilos, deve ser encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) para ser submetido a exames. Em um vídeo divulgado pela PMA, é possível ver que a onça está sendo acompanhada por um monitor de frequência cardíaca e temperatura e com um acesso venoso, que poderá ser usado caso seja necessário aplicar um sedativo.

“Vamos levar esse animal para o centro de reabilitação e tentar entender o que aconteceu. Dá pra ver que o animal está bem magro”, comentou um dos membros da equipe de busca no vídeo.
O caso

O caseiro Jorge Ávalo trabalhava em uma fazenda e morreu, na última segunda-feira (21), após ter sido atacado por uma onça-pintada no interior do Mato Grosso do Sul. Os vestígios do corpo encontrados na terça-feira (22) indicavam o ataque.

Segundo a Polícia Ambiental, a vítima foi levada para a mata fechada. “Verificou-se que realmente tinha vestígio de um humano atacado pelo animal, com pegadas grandes que identificamos de uma onça”, disse José Carlos Rodrigues, coronel da PMA.

Durante as buscas de três dias, o animal foi visto próximo ao corpo do caseiro. Um dos membros da equipe chegou a ser atacado pela onça-pintada e ficou ferido. As autoridades afirmaram que o local fica no encontro dos rios Miranda e Aquidauana, que estão cheios por conta das chuvas, dificultando as buscas.

O felino já havia sido flagrado rondando a casa onde Jorge morava em fevereiro, de acordo com testemunhas.

Matérias Relacionadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS