A temporada chuvosa no Piauí ainda não chegou ao fim, mas o calor já tem se intensificado, especialmente na capital.
As altas temperaturas, somadas à escassez de chuvas, já impactam diversas regiões do estado, que conta com quase 130 municípios em situação de emergência devido à chamada seca verde, quando a estiagem começa ainda durante o período considerado chuvoso.
Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica, com muitas áreas registrando menos da metade do volume esperado. Como um possível alívio para esse cenário, a Defesa Civil alerta que os últimos dias de abril poderão trazer novos episódios de chuva, o que pode amenizar o calor e dar um breve respiro às regiões mais afetadas.
De acordo com o Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, a previsão é de que a combinação de fatores como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e um breve sistema frontal vindo do Atlântico Sul provoque instabilidades atmosféricas e aumento nas chuvas, principalmente no norte e litoral piauiense, além da Grande Teresina e região dos Cocais.
“São esperados episódios chuvosos na faixa norte, na planície litorânea e na Grande Teresina, com repercussão forte no território dos Cocais e Carnaubais. A faixa serrana principal, especialmente os municípios da calha do Rio Parnaíba, vizinhos ao Maranhão, também deve receber boas doses de umidade”, Werton Costa, Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí.
A Defesa Civil reforça a importância de a população acompanhar os alertas oficiais e seguir as orientações de segurança, especialmente em áreas propensas a alagamentos ou deslizamentos. “Como sabemos, essa chuva não tem o poder de mudar o cenário de estiagem, que avança a passos largos no Piauí, mas é sempre muito bem-vinda”, concluiu.
Quando acaba o inverno no Piauí?
A temporada chuvosa no Piauí, também chamada de estação das chuvas ou inverno piauiense, geralmente ocorre entre os meses de dezembro e maio, com os maiores volumes concentrados entre fevereiro e abril.
O fim da temporada chuvosa costuma acontecer entre o final de maio e início de junho, quando as chuvas diminuem consideravelmente e o estado entra no chamado período seco, que vai até novembro.
Esse calendário pode variar de acordo com a região do estado:
Norte e litoral do Piauí: costumam ter chuvas um pouco mais prolongadas, por influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Centro-sul do estado (região semiárida): o período seco chega mais cedo e as chuvas são menos regulares.