Duas meninas que moravam próximas morreram com suspeita de dengue na ocupação Mirante do Uruguai, localizada na região do Planalto Uruguai, zona Leste de Teresina. Os casos estão sendo investigados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Uma das vítimas foi identificada como Ana Clara, de seis anos, que faleceu no dia 21 de março. A outra, Ayla Monteiro, de três anos, morreu no último domingo (06/04).
A FMS informou que investiga a causa da morte de Ana Clara, que foi diagnosticada com encefalite viral. Ela esteve internada no Hospital de Urgência de Teresina entre fevereiro e março deste ano. Exames preliminares realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI) indicaram positividade/reatividade para diversos vírus, conforme o painel de investigação laboratorial de rotina implementado pelo Serviço de Vigilância em Saúde da FMS desde 2013.
Essa situação configura o que se denomina ‘reações cruzadas’ nos testes baseados na detecção de anticorpos contra diversos vírus — provavelmente decorrentes de uma hiperativação do sistema imunológico diante de um quadro grave. Por isso, ainda não é possível afirmar que a inflamação cerebral e, consequentemente, a morte da criança tenham sido causadas pela dengue. O resultado definitivo deve sair em até 60 dias.
No caso de Ayla, o óbito foi analisado pelo Serviço de Verificação de Óbito de Teresina. O atestado de óbito, emitido por um médico patologista, apontou como causas da morte gastroenterite e sepse (infecção generalizada).
Vale lembrar que uma menina de 12 anos, identificada como Isabelle Félix Evangelista, já havia falecido em fevereiro no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, sendo o primeiro caso confirmado de morte por dengue no Piauí em 2025.