O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inaugurou nesta quinta-feira (20/03) a primeira Sala Google da rede estadual de ensino. A solenidade aconteceu no CETI Darcy Araújo, na zona leste de Teresina.

O novo ambiente busca integrar tecnologia às práticas pedagógicas, oferecendo aos alunos e professores mais recursos digitais para o ensino-aprendizagem. A inauguração faz parte do Google Day, evento promovido pela Seduc para capacitar Profissionais da Educação no uso das ferramentas Google Workspace e Google Classroom.

“É uma demonstração de que a educação do Piauí é tech, é tecnológica, está passando por uma grande transformação digital, e aqui os alunos, eles terão acesso aos Chromebooks, as ferramentas Google, para que eles possam aprender mais sobre inteligência artificial, sobre programação, utilizando essas ferramentas, e para tornar o ensino ainda mais atrativo”, destacou o secretário de Educação, Washington Bandeira.

A programação do evento seguiu no Auditório Sucesso (Tupperware), na Av. Frei Serafim, onde professores participaram de uma formação intensiva sobre o uso das tecnologias educacionais.
Cada Gerência Regional de Educação (GRE) selecionou dois participantes experientes nessas plataformas. Eles serão responsáveis por repassar o conhecimento para diretores e coordenadores de suas respectivas escolas.

Além disso, oito integrantes da SEDUC acompanharam a formação para reforçar a implementação das novas práticas pedagógicas.
“Fizemos tudo, principalmente no ENEM. Agora estamos no 2º ano do Ensino Médio, a gente já vai terminar o próximo ano. E, apesar de a gente passar a maior parte do tempo aqui e chegar em casa, a gente fica cansado. Não temos tempo para pesquisar alguma coisa e aqui vai ajudar muito nas nossas pesquisas, simulados principalmente”, explicou a estudante, Vitória Lana.
Foto: Conecta Piauí
O evento contou com palestras, oficinas práticas e troca de experiências, garantindo que os educadores estejam preparados para aplicar as ferramentas digitais em sala de aula.
Na verdade, a sala vai implementar todo o trabalho pedagógico na escola, porque os professores utilizaram essa ferramenta para aprofundar o conhecimento do aluno. Então, mais tecnologias na escola, vai fomentar o aprendizado desses alunos. É de suma importância a utilização dessa sala para os componentes curriculares e a inovação tecnológica, que é uma coisa que a gente não pode fugir”, ressaltou a diretora do CETI, Verônica Matias.