Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, foi detido nesta quarta-feira (08/01) como principal responsável pelo envenenamento fatal de sua família em Parnaíba, litoral do Piauí. O crime ocorreu no dia 1º de janeiro e resultou na morte de quatro pessoas. Ele era padrasto de Francisca e Manoel, vítimas do envenenamento.
Durante as investigações, a polícia descobriu que Francisco possuía um baú trancado e que ele carregava preso ao pescoço com uma chave, além de uma casa onde somente ele tinha acesso.
“Ele tinha um baú ao lado do fogão, trancado com cadeado. Ninguém tinha acesso. Era o único lugar da casa onde poderia esconder algo sem ser descoberto. Ele usava um colar com chave para impedir que alguém tivesse acesso a esse baú, ele próprio relatou isso”, relatou o delegado.
Nos dois locais investigados, as equipes encontraram materiais relacionados ao Nazismo, Racismo, e outros temas. “Encontramos três livros e material tanto físico quanto digital sobre o Nazismo. A perícia já fez a coleta, há material escrito que será analisado para entendermos a motivação e a personalidade do suspeito. Estamos lidando com um comportamento psicopático criminoso, mas ele afirma não ser nazista”, destacou o delegado Willames Pinheiro.
O delegado Abimael relatou que Francisco alegou ser apenas um interessado no assunto. Apesar da apreensão do material, ainda não há uma conexão direta com o crime. “Não estamos fazendo nenhuma associação por enquanto, mas apreendemos o material para investigar. Pode ser apenas curiosidade ou um entusiasta do tema”, completou.