UFPI expulsa estudante condenado por estupro e assassinato de colega no campus

Facebook
Twitter
LinkedIn

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou a expulsão de Thiago Mayson Barbosa, condenado por estuprar e assassinar a aluna Janaína Bezerra em janeiro de 2023, dentro do campus da instituição. A decisão foi oficializada 1 ano e 10 meses após o crime e publicada no dia 21 de novembro.

O reitor Gildásio Guedes, em seu último dia de mandato, assinou a resolução no dia 19 de novembro. O documento aplica a penalidade de “desligamento” ao estudante, que cursava uma pós-graduação em Matemática e era vinculado ao Centro de Ciências da Natureza (CCN).

UFPI expulsa estudante condenado por estupro e assassinato de colega no campus

A sindicância interna no CCN foi concluída em março de 2023, determinando que Thiago havia cometido uma infração grave passível de desligamento. O caso foi então encaminhado às instâncias superiores da universidade, que corroboraram a decisão.

“Entendeu a comissão apuratória que o discente Thiago Mayson da Silva Barbosa incorreu em infração punível com pena de desligamento, por se tratar de delito sujeito a ação penal”, destaca o texto oficial.

Apesar da expulsão, a defesa de Thiago ainda pode recorrer da decisão no prazo de 10 dias a partir de sua publicação.

O caso chocou a comunidade acadêmica pela forma agressiva como a jovem foi assassinada com requintes de crueldade e gerou ampla repercussão nacional, levantando debates sobre segurança nos campi universitários e medidas para prevenir crimes de violência contra mulheres.

Relembre o caso

Janaina da Silva Bezerra, de 22 anos, foi morta após ter sido estuprada e ter o pescoço quebrado após uma calourada ocorrida nas dependências da UFPI nesse fim de semana. Laudo do IML aponta que a causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, ou seja, houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte.

Segundo a legista, a ação contundente pode ter sido causada por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso.

Matérias Relacionadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS