O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) denunciou que parte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Teresina e pelo menos dois hospitais da rede municipal apresentam falta de medicamentos, insumos, equipamentos e exames básicos.
O Conselho informou nesta quarta (6) que está concluindo um relatório de fiscalização das 92 UBSs da capital, mas ainda não tem previsão para ser divulgado. Procurada pelo g1, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que vai se manifestar sobre a situação quando for notificada.
O presidente da FMS, Ítalo Costa, e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), realizaram entrevista coletiva nesta quarta (6) em que deram mais detalhes sobre a denúncia de desvio de R$ 20 milhões da saúde municipal.
Segundo o presidente do CRM-PI, o médico João Moura Fé, o presidente da pasta, Ítalo Costa, se comprometeu a analisar as solicitações do conselho e “adequar inconsistências”.
Em entrevista concedida na terça-feira (5) ao Bom Dia Piauí, da TV Clube, João Moura destacou irregularidades encontradas no Hospital do Monte Castelo, na Zona Sul de Teresina. Conforme o médico, a unidade de saúde está sem diretor técnico e não conta com antibióticos, analgésicos e remédios para pressão alta e diabetes.
“A falta de medicamentos é sistemática na rede municipal. No mês passado houve uma diminuição do reabastecimento de remédios, em todos os hospitais, por falta de pagamento aos fornecedores. Isso diminuiu a oferta dos antibióticos, que são os que mais faltam”, afirmou o dirigente do CRM-PI.
Até a publicação desta reportagem, o conselho havia fiscalizado 88 UBSs e concluía o relatório de fiscalização das outras quatro das 92 UBSs da capital. O órgão detectou a falta de vacinas e exames como eletrocardiograma e raio-x. O médico lembrou ainda que outros 35 exames estão suspensos, como revelou uma denúncia recebida pela Rede Clube no fim de outubro deste ano.
“Nós comunicamos ao presidente da Fundação e ele se comprometeu em adequar as inconsistências. No início da [próxima] semana, ele vai apresentar o resultado das solicitações que o CRM fez para que o atendimento médico seja realizado com qualidade e segurança”, acrescentou João Moura.