Um homem que não teve a identidade revelada foi preso na noite dessa quarta-feira (30) suspeito pelo crime de tráfico de animais silvestres. A ação aconteceu na na PI-459, na altura do povoado Umburana, no município de Lagoa do Barro do Piauí.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe estava realizando uma barreira na rodovia estadual quando abordou um veículo Chevrolet Cobalt, que estava com um farol queimado e marcas de acidentes na sua lateral. Ao ser realizada a entrevista, os policiais notaram um certo nervosismo e informações contraditórias vindo dos ocupantes do veículo, dois homens e uma mulher.
Diante disso, foi solicitado que os ocupantes desembarcassem do veículo para uma verificação mais detalhada e foi determinado que o condutor do veículo abrisse o porta-malas do carro. No local, foram encontrados diversas aves silvestres, armazenadas em gaiolas e caixas de papelão amontoadas.
O condutor do veículo, assumiu a autoria da ação criminosa e a posse dos animais que eram oriundos da cidade de Alagoinha do Piauí e tinham como destino final à cidade de Caruaru, no estado de Pernambuco.
Ainda mediante informações do suspeito, ele trabalha como vendedor ambulante de roupas, saiu da cidade de Caruaru-PE no dia anterior, com sua companheira e um amigo, com destino ao Piauí, onde realizaria algumas cobranças. E que na cidade de Alagoinha do Piauí, adquiriu 126 aves silvestres, sendo 14 papagaios, 110 papa-capim e duas curicas.
Diante dos fatos constatados, o autor dos fatos vai responder por crime ambiental contra a fauna, além de sanções administrativas do IBAMA e da Polícia Militar Ambiental. Os papa-capim foram soltos em área indicada pelos órgãos ambientais e os papagaios vão ser encaminhados para centro de recuperação e posteriormente colocados em liberdade.