O deputado federal da oposição Átila Lira (PP-PI) presidiu a sessão da Comissão de Educação da Câmara nesta quarta-feira (30) na qual foi aprovado o prêmio Darcy Ribeiro ao governador do Piauí, Rafael Fonteles, que é do PT. A Comissão é presidida pelo bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG), que concordou após articulação do parlamentar piauiense.
“Porque apesar de eu ser de oposição ao governador Rafael, a gente sabe da sua história de vida como estudante, como profissional, como empreendedor e como governador na área de educação”, explicou Átila.
A indicação do prêmio foi feita pela senadora Jussara Lima (PSD-PI), que é da base, mas o próprio Lira argumentou que a sua articulação foi fundamental.
O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
O prêmio Darcy Ribeiro homenageia três personalidades ou instituições educacionais que têm história na educação do país.
“Então, foi importante e o governador ganhou e deve ser homenageado em breve com esse prêmio”, destacou Átilia Lira.
CÂMARA APROVA PROIBIÇÃO DO USO DO CELULAR NAS AULAS
Na mesma sessão, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que proíbe o telefone celular na sala de aula em escolas públicas e privadas de ensino básico. Átila Lira, que é vice-presidente da Comissão de Educação destacou a proposta. “Nós tivemos tanto o apoio da base do governo como da oposição, porque é uma matéria que ultrapassa essas fronteiras de discussões ideológicas, eu acho que quando trata de educação e de criança não tem que ter discussão ideológica, sim, o que é melhor para a educação dessas crianças”.