O governador Rafael Fonteles e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, visitaram nesta sexta-feira (25), as instalações do Centro de Distribuição Unificado (CDU) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), localizado na avenida Duque de Caxias, 3400, em Teresina. A visita marcou o início de uma parceria entre o governo estadual e os Correios para a distribuição eficiente de medicamentos e insumos hospitalares, além da implementação de serviços de logística integrada no CDU.
Fonteles destacou a importância da iniciativa, explicando que a centralização dos insumos adquiridos pela Sesapi permitirá um controle aprimorado, enquanto a parceria com os Correios garantirá que medicamentos e materiais hospitalares cheguem aos municípios piauienses com mais agilidade. “A Sesapi e os Correios, juntos, vão viabilizar tanto a entrega de medicamentos aos pacientes que necessitam quanto a distribuição interna de insumos para os hospitais”, afirmou o governador.
O presidente dos Correios ressaltou o impacto positivo do programa, afirmando que ele permitirá agilidade nas entregas e trará economia aos cofres públicos. “Essa parceria é uma inovação e a mais importante para os Correios atualmente. Ela proporcionará um grande benefício ao estado, com um controle maior dos estoques e entregas mais eficientes”, afirmou Fabiano Silva dos Santos.
O evento também contou com a presença do ministro Wellington Dias, que elogiou a atuação dos Correios e destacou o interesse do governo federal em integrar serviços que ofereçam resultados à população. O ex-ministro da Saúde, Marcelo Castro, elogiou a iniciativa, destacando a eficiência na centralização do estoque para melhorar o controle de validade e qualidade dos medicamentos.
Medicamento em Casa
Além do fornecimento para hospitais, o programa inclui o serviço “Medicamento em Casa”, que permite a entrega gratuita de medicamentos diretamente aos usuários cadastrados. A Farmácia do Povo, do Piauí, disponibiliza mais de 100 tipos de medicamentos para o tratamento de doenças como asma, lúpus, diabetes, fibrose cística, esclerose sistêmica, glaucoma, hipertensão pulmonar e imunossupressão em transplantes renais, entre outros. “A iniciativa permite que pacientes recebam medicamentos essenciais diretamente em suas casas”, explica o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Logística In House
A parceria também inclui a implementação do modelo de Logística In House, que centraliza a aquisição e distribuição de materiais e medicamentos da rede estadual de saúde, otimizando o uso dos recursos públicos e evitando desperdícios. Segundo o superintendente de Gestão Administrativa da Sesapi, Jônatas Melo, “a partir do Centro de Distribuição Unificado, os Correios realizam a distribuição para todos os hospitais, proporcionando economia, controle de validade e qualidade, além de maior rapidez na entrega”.
Os Correios também executarão atividades de intralogística no almoxarifado da Sesapi, incluindo o recebimento, armazenamento, manuseio e registro nos sistemas de gestão, além de preparação e despacho dos itens. “Essa parceria com uma empresa de ampla experiência como os Correios é inovadora e garante agilidade no recebimento e entrega de medicamentos e insumos para toda a nossa rede de saúde”, destacou o secretário da Saúde, Antônio Luiz.
Com atuação nacional, os Correios são responsáveis por serviços logísticos integrados, oferecendo soluções que agregam valor a produtos e serviços de diversos segmentos, incluindo a saúde pública.