O governador do Piauí, Rafael Fonteles, se reuniu, nesta quinta-feira (17), com os 20 estudantes e quatro professores vencedores da primeira edição do Seduckathon, em Seul, na Coreia do Sul. Os jovens são naturais dos municípios de Monsenhor Gil, Pio IX, Campo Maior e Batalha e terão aulas até o dia 8 de novembro no país, onde aprenderão mais sobre programação e Inteligência Artificial na melhor faculdade de Tecnologia da Informação, a Korea Vocational College of Information and Technology, conhecida como Korea IT.
Na oportunidade, Rafael também conversou, por videoconferência, com os intercambistas piauienses que estão nos Estados Unidos.
“O que eu pedi a todos eles é que, ao retornarem ao Piauí, repassem e repliquem todos os conhecimentos, formatos de ensino e experiências adquiridas ao longo do intercâmbio em suas escolas, para que possamos melhorar ainda mais a educação no estado e impactar mais alunos”, afirmou o governador.
Fonteles parabenizou todos os alunos e destacou as oportunidades ofertadas pelo Governo do Estado, que serão ampliadas nos próximos anos.
“Você, estudante de escola pública, também pode estudar no exterior e aprender sobre tecnologia nas melhores instituições de ensino do mundo. Todos os anos iremos dobrar o número de estudantes intercambistas, pois acreditamos que esse modelo transforma o futuro da nossa juventude. E o que tenho percebido é que o nome do Piauí está cada vez mais forte pelo esforço e dedicação de todos estes que estão aqui [na Coreia do Sul] e nos EUA. Aproveitem os próximos Seduckathons!”, disse Rafael Fonteles.
Fim de missão internacional
O encontro com os alunos marcou o fim da missão internacional do governador na Ásia. Na China, o gestor discutiu formas de promoção do turismo no Piauí, além da possibilidade de instalação de grandes complexos de hospedagem, lazer e entretenimento na região litorânea do estado.
O governador também avançou nas negociações para levar estudantes piauienses para um intercâmbio educacional e tecnológico na Universidade de Xiamen, em 2025. Ainda na China, Rafael inaugurou mais um escritório da Investe Piauí, em Xiamen, o terceiro no exterior, se juntando a Portugal (em Lisboa) e EUA (em Boston).