O Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia (MME), informou que não retomará a implementação do horário de verão no país. O anunciou foi divulgado nesta quarta-feira (16).
Desde abril de 2019, a política do horário de verão está suspensa no Brasil, uma decisão tomada pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Recentemente, o atual ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reafirmou que não haverá a reintrodução do horário de verão para este ano.
“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este verão. Temos a segurança energética assegurada”, disse o ministro.
A decisão do governo contraria uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que sugeriu que a volta do horário de verão poderia trazer benefícios energéticos ainda neste ano.
O ministro também mencionou que a questão será reavaliada em 2025, deixando em aberto a possibilidade de uma futura reinstauração do horário de verão. A suspensão dessa prática, que já havia sido criticada por especialistas, continua a gerar debates sobre seus impactos no consumo de energia e na qualidade de vida da população.