O governador Rafael Fonteles entregou nesta terça-feira (03/09), a reforma, ampliação, climatização e modernização de duas escolas no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina.
Foram entregues o Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Professor Felismino Freitas e a Unidade Escolar Deputado Alberto Monteiro.
O Ceti Professor Felismino Freitas funciona na modalidade de Ensino de Tempo Integral desde 2023 e conta com nove salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências, vestiários (banheiros com chuveiros), refeitório, subestação elétrica e climatização. Todas as áreas foram reformadas, revitalizadas e modernizadas, totalizando um investimento de R$ 1.027.469,12.
A Unidade Escolar Deputado Alberto Monteiro oferecerá Ensino de Tempo Integral a partir de 2025. Foram investidos R$ 1.826.395,70 na unidade, que conta com sete salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, vestiários (banheiros com chuveiros), subestação elétrica e climatização.
O projeto de reforma e ampliação, com a construção de quadra poliesportiva, já foi implementado em ambas as escolas, que são gerenciadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Durante a inauguração de duas escolas em tempo integral no Piauí, o secretário de educação, Washington Bandeira, destacou a importância das melhorias estruturais e pedagógicas implementadas.
“A verdade são mais duas inaugurações para que elas fiquem com o modelo completo do tempo integral, essa escola já oferta o tempo integral desde o ano passado e a unidade escolar deputado Alberto Monteiro vai passar a ofertar a partir do próximo ano com o curso técnico, com a disciplina de empreendedorismo em parceria com a melhor universidade do mundo, com inteligência artificial, com aula de educação financeira, mais arte, mais cultura, mais esporte na escola, agora elas estão realmente com o modelo estrutural completo com salas modernizadas, escola ampliada, totalmente climatizada para que os estudantes possam ter as melhores oportunidades dentro da escola”, disse o secretário.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, também falou sobre os avanços na educação do estado. Ele afirmou que a meta é tornar o Piauí a referência em educação no Brasil, uma missão ambiciosa, mas essencial.
“Olha, nossa meta é muito simples. O secretário tem a missão de tornar o Piauí a melhor educação do Brasil. É uma meta bem fácil de dizer, difícil de executar. Mas demos um passo enorme nesse ano, na verdade, no ano passado, ainda com dez meses de governo, esses alunos fizeram a prova e já ficamos na primeira posição do Nordeste, quarta posição do Brasil”, disse o governador.