O mês de setembro começou com temperaturas elevadas e um alerta para baixa umidade em quase todo o Piauí. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso nesta segunda-feira (2) sobre os riscos associados a essas condições climáticas.
De acordo com o comunicado do Inmet, entre as 13h e 19h, a umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 30%, o que pode aumentar o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças respiratórias e dores de cabeça. As regiões mais afetadas são o Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do estado.
Em relação às temperaturas, Teresina, a capital do estado, está com uma máxima de 36ºC para hoje. A previsão indica que nos próximos dias, a temperatura pode alcançar 38ºC tanto na capital quanto em outros municípios situados no Norte do Piauí.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil e meteorologista Werton Costa informou que a onda de calor, embora intensa, não deve ter um impacto significativo no estado. Costa ressaltou que o Piauí está familiarizado com as altas temperaturas do período conhecido como B-R-O Bró, que se refere às últimas sílabas dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, tradicionalmente os mais quentes do ano na região.