Governo suspende policiais penais após 17 detentos fugirem de penitenciária no Piauí

Facebook
Twitter
LinkedIn

A Controladoria Geral do Estado do Piauí suspendeu os policiais penais Elias Bento da Silva Neto e Maricélia Mendes Ribeiro por falhas que permitiram a fuga de 17 detentos da Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus (PI), no dia 18 de fevereiro de 2024. A decisão, publicada na edição de quarta-feira (14/08) do Diário Oficial do Estado, determina a suspensão de ambos por 10 dias.

A Comissão de Sindicância Punitiva da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) apurou que Maricélia Mendes estava de plantão e relatou a ausência de determinação para a ocupação do segundo pavilhão entre 18h e 22h. Elias Bento, que estava no pavilhão entre 21h e 23h, destacou problemas no sistema de monitoramento que poderiam ter afetado a vigilância dos internos.

A investigação concluiu que os policiais falharam em cumprir suas funções ao não realizar rondas periódicas e fiscalizar adequadamente os detentos. O relatório rejeitou a alegação de problemas nas câmeras de monitoramento, pois o sistema estava em condições de uso no horário da fuga. Apesar de uma solicitação para uma suspensão de 15 dias, a punição foi estabelecida em 10 dias devido à ausência de antecedentes disciplinares.

Matérias Relacionadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS