Lula diz que Bolsonaro não retornará à Presidência e defende candidato jovem para 2026

Facebook
Twitter
LinkedIn

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou nesta terça-feira a crença de que seu antecessor, Jair Bolsonaro, não retornará mais à Presidência da República, destacando que o povo brasileiro precisará “aprender a gostar da democracia”.

“Não tenho receio [de sofrer etarismo, como Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, candidato à reeleição]”, afirmou o petista, acrescentando que só seria candidato em 2026 se “não aparecer ninguém para derrotar o fascismo”.

FOTO: RICARDO STUCKERT

O petista reiterou que o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu adversário nas eleições de 2018, não tinha “nenhum compromisso com a verdade”: “É como se fosse uma latrina: ele abria a boca e falava bobagem.”

Lula mencionou que “se sente um menino” em termos de saúde: “Pode perguntar para a Janja. Eu tenho muita energia. O (fotógrafo Ricardo) Stuckert, que está trabalhando comigo, ele cansa, e eu não canso”.

Sobre a possibilidade de Bolsonaro voltar ao poder, Lula disse não acreditar: “[Bolsonaro] perdeu as eleições e não volta mais, porque esse povo vai ter que aprender a gostar da democracia, vai ter que aprender a conviver de forma civilizada, educada, um respeitar o outro. Eu sonho que é possível fazer isso”.

Bolsonaro foi condenado pela Justiça Eleitoral em duas ações, ambas em 2023: a primeira pela reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores para deslegitimar o sistema eleitoral; a segunda pelo uso do 7 de setembro de 2022 para fazer campanha eleitoral. Como resultado, ele perdeu os direitos políticos e não poderá concorrer a nenhum cargo político até 2030.

Matérias Relacionadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS