Durante a solenidade que marcou os 189 anos da Polícia Militar do Piauí, na noite desta terça-feira (25/06), ocorreu a promoção de 736 policiais, conforme autorização do chefe do Executivo Estadual. O governador Rafael Fonteles anunciou o reforço do efetivo da corporação, com a convocação de mil candidatos aprovados no último concurso da PM, para iniciarem a formação.
A ideia do governador é convocar 500 aprovados para o curso de formação, ainda no segundo semestre deste ano. Outros 500 candidatos devem iniciar o curso em 2025. O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheivann Lopes, considerou os importantes marcos do Governo.
“É isso que a gente está fazendo: modernizando com tecnologia, com inovações, com leis novas, com equipamentos, com inteligência, aumentando a eficiência e reduzindo a letalidade. Sempre investir em capacitação, em valorização do homem e da mulher, enfim, é o que o Governo do Piauí tem feito”, considerou Scheivann Lopes.
A Assembleia Legislativa aprovou a lei autorizando a correção das redações dos candidatos não classificados no último concurso.
“Quando encerrar esse chamamento, a gente fará novo concurso da Polícia Militar, assim como já foi anunciado o concurso da Polícia Civil para o próximo ano. E tanto o concurso da polícia penal e dos bombeiros seguem em andamento com 400 vagas cada um”, ressaltou Rafael Fonteles.
No discurso, Rafael citou que a polícia do Piauí é a menos letal do Brasil e que, ao mesmo tempo, consegue manter o menor indicador de homicídios entre os estados no Norte e Nordeste do país. O governador reconheceu o importante papel da PM para a segurança pública do estado e destacou as promoções como reconhecimento e valorização da tropa.
“Diversos policiais militares alcançaram a posição nova a partir da antiguidade ou do merecimento e, portanto, é mais um compromisso nosso em fortalecer as forças de segurança do Estado do Piauí, para promover a paz social, que é uma prioridade absoluta do povo do Piauí e do Brasil”, acrescentou o governador.
OUTRAS PROMOÇÕES
Desde o início da gestão, em 2023, Rafael incorporou 1.450 novos policiais à PM-PI. Neste mesmo período, segundo dados divulgados pelo comando da corporação, foram investidos mais de R$ 50 milhões em radiocomunicação.
A frota de viaturas dobrou em quantidade e foram aplicados mais de R$ 8 milhões em capacitação de policiais, dentro e fora do estado e até no exterior.