O governador do Piauí, Rafael Fonteles enviou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na manhã desta segunda-feira (17), um projeto de lei solicitando autorização para contratar um crédito de R$ 100 milhões junto à Caixa Econômica Federal. O montante, solicitado no âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), será destinado à aquisição de composições ferroviárias do tipo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a cidade de Teresina.
O projeto foi selecionado para compor o Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Renovação de Frota, do Ministério das Cidades. O objetivo é a ampliação do sistema metropolitano da capital piauiense, conhecido como Metrô de Teresina.
De acordo com a proposta, que está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi, os investimentos visam a extensão da linha ferroviária na região sudeste de Teresina, alcançando novos bairros. Além disso, o projeto prevê melhorias na linha 1 – sudeste, existente atualmente, com a redução dos intervalos entre trens e aumento na capacidade de atendimento da demanda de passageiros.
O governador Rafael Fonteles destacou em sua mensagem que os sistemas de VLT têm sido implementados há algum tempo em diversas cidades da Europa e dos Estados Unidos. No Brasil, o sistema começou a ser introduzido recentemente em cidades como Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e, mais recentemente, em Teresina (PI) no final de 2018.
Fonteles explicou que o VLT é adequado para uma capacidade média de transporte em escala regional e metropolitana, superior ao ônibus convencional, mas inferior ao metrô de grande porte. Ele também destacou várias vantagens do sistema, incluindo o menor investimento necessário em comparação com outros modais, a longa vida útil, a grande capacidade de passageiros, a adaptabilidade às condições locais, o uso de biodiesel ou modelos híbridos, a facilidade de integração com sistemas de transporte existentes, o menor impacto ambiental e a promoção da renovação urbana e paisagística.
“É um sistema adequado para capacidade média de transporte à escala regional e metropolitana, geralmente maior que o ônibus convencional e menor que a de metrô de grande porte. Entre as suas vantagens, podemos destacar o baixo investimento em relação a outros modais, a vida útil do sistema, a grande capacidade de passageiros, a adaptabilidade às condições locais existentes, o funcionamento a partir da utilização de biodiesel ou modelo híbrido (biodiesel/elétrico), a facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes, o menor impacto ambiental e promoção de renovação do meio urbano e paisagístico”, justificou o governador no Projeto de Lei Ordinária encaminhado aos deputados.
O pedido de crédito é uma medida estratégica para modernizar e expandir a infraestrutura de transporte de Teresina, buscando melhorar a mobilidade urbana e oferecer um serviço de transporte público mais eficiente e sustentável para a população.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí