A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou a oitava morte por dengue registrada no Piauí em 2024. Trata-se de um paciente de 24 anos, natural de de Baixa Grande do Ribeiro e estava internada no hospital Nattan Portela. Ela tinha comorbidades.
Além desta, outras duas mortes por dengue estão sendo investigadas nos municípios de Currais e Bom Jesus. Se confirmado, será a sexta morte no município de Bom Jesus, estando no topo das cidades que mais concentram a doença no estado.
As vacinas contra a dengue estão sendo enviadas em massa para a região do território Chapada das Mangabeiras, Sul do Piauí, já que registra o maior surto da doença.
Aumento de 78,8% nos casos de dengue neste ano
Conforme o Boletim Epidemiológico publicado no mês de abril pela Sesapi, o Piauí registrou um aumento de 78,8% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período em 2023.
São 4.670 casos prováveis da doença somente este ano, com dois óbitos confirmados no município de Bom Jesus, localizado a sudoeste do estado.
No ranking de municípios mais afetados pela enfermidade, Teresina ocupa o primeiro lugar, com 1.491 casos confirmados. Já a segunda posição, com 1.079 casos, fica para a cidade de Bom Jesus.
As pessoas entre 20 a 29 anos são a faixa etária mais afetada, com 44,5% dos casos prováveis sendo em homens e 55,5% em mulheres.