Os rios Marataoan e Longá, localizados nos municípios de Barras e Esperantina, ultrapassaram a cota de inundação após as recentes chuvas dos últimos dias. Segundo informações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a previsão é que as águas continuem a elevar nas próximas horas.
Conforme o CPRM, a capacidade do rio Marataoan, em Barras, que é de 4,20 metros, se encontra acima do nível com 4,44 metros. Caso não haja mais chuvas intensas na região, o nível das águas pode se estabilizar, sem oferecer perigos de inundações.
Por sua vez, no rio Longá, localizado em Esperantina, atingiu a marca de 7,64 metros, sendo sua cota de inundação de 7,40 metros. A estimativa é que o rio continue enchendo, vindo a atingir a marca de 7,72 metros.
Ainda de acordo com o órgão, a cidade de Luzilândia segue em estado de alerta, visto que a cota atual do rio Parnaíba é de 5,45 metros e a estimativa é que aumente para a cota de 5,54 metros. A cota de inundação na região é de 5,70 metros.
“Tendo em vista o quadro atual, solicita-se que os órgãos de salvaguarda mantenham as medidas de remediação em Barras e em Esperantina. Quanto à Luzilândia, é importante que os órgãos competentes se mantenham de prontidão, acompanhando a evolução do quadro hidrológico”, relatou o CPRM.