Imagem – Internet
O cantor Natanael Cesário dos Santos, mais conhecido como ‘Nattan’ ou ‘Nattanzinho’, na noite desta segunda-feira (1º) anunciou uma pausa em sua carreira para cuidar da saúde. O cantor está com um edema nas cordas vocais e precisará de repouso para se recuperar.
Em vídeo compartilhado pelo artista no Instagram, Nattanzinho conta que tratou uma infecção causada pela bactéria H-Pylori por três meses com antibióticos, o que acabou gerando um refluxo. Com isso, as cordas vocais foram prejudicadas, formando um edema.
“Estou vivendo um misto de muitas emoções nesse momento. Para quem me conhece sabe que participar do show da virada em Copacabana é um sonho de menino. Um menino nordestino que quer levar a força da nossa música para o mundo. Fiz questão de ir justamente para isso. O forró merece ter um representante num palco tão importante! É como se o Xand, João Gomes, Mari Fernandez estivessem lá também. Mas, ao mesmo tempo, estou vivendo um momento de desafios com minha voz. Essa pequena pausa será necessária. Já tenho recebido muito apoio do meu público, um monte de mensagens lindas. Sei que vou ser acolhido e logo o Nattanzinho volta com força total”, disse o cantor.
Em nota oficial, a equipe explicou um pouco mais sobre o quadro do cantor, e que precisará se afastar para focar 100% na saúde.
“Por recomendação médica e fonoaudiológica, Nattan irá se afastar dos palcos – por alguns dias – para focar 100% na sua saúde. O cantor tratou, nos últimos três meses, uma infecção (H. Pylori) com fortes antibióticos que causaram um grande refluxo. Os remédios para amenizar esse refluxo não puderam ser administrados durante o tratamento da H pylori. Com isso, as suas cordas vocais foram prejudicadas e apareceu um edema. A consequência desse quadro é uma forte rouquidão e afonia em casos de grande esforço por longo tempo. A pausa é necessária para plena recuperação. Nattan agradece o entendimento e o acolhimento que o momento requer e, em breve, voltará aos palcos com toda sua energia, inclusive e especialmente nas cidades em que os shows precisaram ser adiados.”
Edema vocal
O edema das cordas vocais surge na parte não muscular da corda vocal, chamada de prega vocal, logo abaixo da superfície, numa zona designada espaço de Reinke. O inchaço nessa área é designado de edema de Reinke.
O edema surge pela acumulação de líquido ou muco nas cordas vocais. Em pequeno volume altera a qualidade da voz mas em alguns casos pode mesmo dificultar a respiração. Está associado, na maioria dos casos, ao refluxo ácido do estômago, ao abuso vocal e ao tabagismo.