O novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse neste domingo (10). O economista derrotou o até então ministro da Economia, Sérgio Massa, que representava a esquerda argentina.
A cerimônia no Congresso Nacional começou por volta das 11h15, sem a presença de Milei, e foi conduzida pela presidente do Senado, Cristina Kirchner. O novo mandatário foi declarado presidente do país às 11h20 da manhã.
Imagem – Internet
Por volta das 11h45, o já presidente chegou ao local após ter desfilado em carro por diversas ruas da capital argentina, sendo saudado por eleitores e acompanhado de sua irmã, Karina Milei.
Já no Congresso, ele foi saudado sob gritos de “Liberdade”, antes de fazer o juramento de seguir a Constituição e receber o bastão e a faixa presidencial do ex-presidente Alberto Fernández. Em seguida, Milei posou para fotos e acenou para apoiadores, mas não discursou.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi para a cerimônia, mas acabou enviando o chanceler Mauro Vieira para representá-lo. Depois da cerimônia na Casa Rosada, as celebrações de posse de Milei terminam no Teatro Colón, à noite.