Lula chega a hospital em Brasília para passar por cirurgia nesta sexta-feira

Facebook
Twitter
LinkedIn

Imagem – Internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, na manhã deste sexta-feira (29), à unidade do hospital Sírio-Libanês de Brasília para passar por uma cirurgia no lado direito do quadril.

Lula sente dores desde agosto do ano passado. A artroplastia total de quadril será realizada pela equipe médica do Sírio-Libanês de São Paulo, que acompanha o presidente há anos.

A escolha da unidade de Brasília se deu pensando na recuperação dele, para que ele não precise fazer deslocamentos longos no pós-operatório, segundo a Secretaria de Comunicação (Secom).

Depois da realização do procedimento, provavelmente após as 17h, uma coletiva de imprensa será realizada com os profissionais de saúde do lado de fora do hospital.

Lula deve ficar internado até a terça-feira (3). Ele seguirá para o Palácio da Alvorada, que foi adaptado para suas necessidades pós-operatórias.

Boletins atualizando o estado de saúde de Lula devem ser divulgados todos os dias pela equipe médica, mesmo após a saída dele do hospital.

Lula tem artrose e reclama de dores no quadril há meses

A cirurgia será a terceira de Lula no quadril. As duas primeiras, em julho, foram procedimentos pouco invasivos para aliviar as dores.

Ele se queixa de um problema crônico de dores na região e foi diagnosticado com um quadro de artrose.

Durante sua live semanal em julho, ele disse: “Eu quero fazer a cirurgia porque eu não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro”.

“Quando eu coloco o pé no chão já dói e eu tenho que falar ‘bom dia’ e, às vezes, eu não consigo. Às vezes, fica visível no meu rosto que eu estou irritado, que eu estou nervoso. Você vai ficando uma pessoa, chata, incômoda. Então, eu tô chegando à conclusão que eu tenho que operar”, completou.

A artrose é o desgaste da cartilagem que reveste nossas articulações. Ou seja, no local onde dois ossos se encontram, existe um tecido de cartilagem que age como amortecedor, facilitando a movimentação das articulações e liberando a amplitude dos movimentos.

O desgaste das cartilagens ao longo da vida é um processo natural. Por isso, a artrose é mais comum em idosos. Quando ocorre no quadril, o processo leva a um desgaste especificamente da articulação na qual a cabeça do fêmur (osso da coxa) se liga ao acetábulo (parte do osso da pelve).

Fonte: Metrópoles

Matérias Relacionadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS