Teresina foi a segunda capital mais quente do país nesta quarta-feira

Facebook
Twitter
LinkedIn

Teresina registrou, nessa quarta-feira (20), a segunda temperatura mais alta entre as capitais do país.

O município atingiu os 39,1ºC, ficando atrás apenas de Palmas, que registrou 39,4ºC. Em terceiro lugar ficou Cuiabá com 39ºC.

Pelo 2º dia consecutivo, Teresina foi a segunda capital mais quente do país

Todos os dados são referentes até às 15 h (horário de Brasília) e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Onda de calor

O INMET emitiu alerta na segunda-feira para a atuação de uma onda de calor ao longo desta semana no interior do Brasil.

Associados à onda de calor, há previsão de baixos índices de umidade relativa do ar para a maior parte da área de abrangência do aviso.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é importante destacar que, nesse período de temperaturas altas, aumenta a probabilidade de incêndios na vegetação, principalmente, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, tendo em vista que essas regiões se encontram ainda no período mais seco do ano.

A onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar. A configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor.

Apesar da prevalência de tempo seco em algumas áreas, dentro da onda de calor, podem ocorrer chuvas intensas localizadas. Vale ressaltar que os índices de calor se tornam mais críticos sob condições de umidade elevada, pois o organismo humano tem mais dificuldade de regular sua temperatura em situação persistente de calor úmido.

Matérias Relacionadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS