Imagem – Internet
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empossou, nesta quinta-feira (4), o general Marcos Amaro como novo ministro do GSI – Gabinete de Segurança Institucional. A cerimônia de posse foi fechada.
A pasta era comandada por Ricardo Capelli desde o dia 20 de abril, após general Gonçalves Dias pedir demissão no mesmo dia em que imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, que mostra ele orientando bolsonaristas no dia 8 de janeiro, marcado pela invasão dos prédios dos Três Poderes em Brasília, foram divulgadas pela rede CNN. O convite à Capelli, que já havia atuado como interventor na segurança pública da Capital Federal partiu do próprio presidente Lula.
O nome do general Amaro foi definido em reunião entre o petista e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, ontem (3).
O militar da reserva é conhecido por ter cuidado da segurança da ex-presidente Dilma Rousseff. Amaro também chefiou a Casa Militar durante aquela administração petista.
Um dos principais desafios do novo ministro do GSI será recompor o quadro de funcionários do Gabinete. Recentemente, 87 servidores foram exonerados por determinação do presidente Lula, diante de suspeitas de infiltrados e bolsonaristas na pasta.
Fonte: UOL