Imagem – Internet
O jornal, O Globo se posicionou na tarde desta quinta-feira (27), após viralizar nas redes sociais, link dos mapas de apuração do jornal para as eleições a presidente e governador no segundo turno.
De acordo com a empresa, “o infográfico exibia todos os candidatos que disputam o pleito com número de votos, percentuais e a chancela de “Eleito” para os primeiros colocados. Os dados apresentados não são reais, obviamente, uma vez que as eleições só ocorrem no próximo domingo (30), mas, sim, fruto de um teste”, diz.
Disse ainda que realizou testes em seu ambiente de apuração, como faz em todas as eleições com dados hipotéticos, e não houve captação de qualquer informação da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e que foram exibidos por erro no sistema.
Entenda o caso
Viralizou nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (27), imagens de infográficos do Jornal O Globo, com o resultado da apuração do segundo turno das eleições 2022.
Imagens compartilhadas nas redes sociais, mostram Lula sendo eleito com 51,2% dos votos, enquanto Bolsonaro fica em seugundo lugar com 48,8%.
Os dados rapidamente foram compartilhados levantando questionamentos por parte de apoiadores do presidente.