Imagem – Internet
Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (04), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos no Piauí. O homem de 46 anos é morador da cidade de Batalha. Segundo a Sesapi, o diagnosticado teve contato com pessoas vindas de outros países.
O caso foi registrado no dia 03 de julho e o paciente ficou em isolamento por 21 dias. Contudo, o resultado do exame enviado ao Instituto Oswaldo Cruz só foi divulgado hoje. Ainda de acordo com a Sesapi, nenhuma pessoa que teve contato com o paciente apresentou sintomas da doença e todos testaram negativo.
O paciente apresentou febre, dor muscular, dores de cabeça e lesões na pele, sendo este último a característica principal da doença. “As lesões são em forma de vesículas até chegar a forma de pústulas. Durante 21 dias, o paciente pode transmitir mesmo com as vesículas já em forma de crosta, por isso pedimos o isolamento de 21 dias do paciente”, afirma o superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães.
A varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês) tem como principais sintomas o aparecimento súbito de erupção cutânea em qualquer parte do corpo, febre, dor de cabeça, dores musculares, gânglios inchados, calafrios, exaustão e dor nas costas.
Para a prevenção, uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos é essencial. Caso confirmado é necessário um período de isolamento de até 21 dias devido a incubação do vírus, que normalmente vai de 6 a 16 dias, podendo se estender por 21 dias.