Imagem – Internet
Um ataque com mísseis russos atingiu um shopping center lotado na cidade ucraniana de Kremenchuk nesta segunda-feira, 27, matando pelo menos duas pessoas e ferindo outras 20, disseram autoridades ucranianas. O número de vítimas ainda pode aumentar, já que segundo as autoridades, havia pelo menos mil pessoas no local no momento do ataque.
“Os ocupantes dispararam um míssil contra um shopping onde havia mais de mil civis. O shopping está em chamas e as equipes de resgate combatem o fogo. O número de vítimas é impossível de precisar”, disse o governador regional Dmitro Lunin no Telegram.
“É inútil esperar decência e humanidade da Rússia”, escreveu o presidente ucraniano Volodmir Zelensky no Telegram, onde também informou que havia ao menos mil pessoas no local no momento do ataque.
Imagens divulgadas por Zelensky mostraram um enorme incêndio em um prédio amplo e uma fumaça escura subindo no céu enquanto os espectadores estavam do lado de fora.
Uma operação de resgate estava em andamento e nove dos feridos estavam em estado grave, disse Kirilo Timoshenko, vice-chefe do gabinete presidencial.
Kremenchuk, uma cidade industrial de 217 mil habitantes antes da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, fica no rio Dnipro, na região de Poltava, e é o local da maior refinaria de petróleo da Ucrânia. Não ocorreram ainda declarações da Rússia, que nega atacar civis na Ucrânia.